Orações pelos deslocados em Cabo Delgado

O povo da província mais ao norte de Moçambique precisa de suas orações. Em Cabo Delgado, ataques violentos vieram de grupos armados não estatais que juraram fidelidade ao Estado Islâmico. “A crescente insurgência islâmica do grupo ISIS al-Shabab está no seu pior nível desde o seu início em 2017”, explica Thinus Botha, o Diretor dos Harvesters na África Oriental.

O ritmo e a escala dos ataques aumentaram notavelmente nos últimos dois anos, com o ataque no final de março de 2021 a Palma, e os assassinatos associados de estrangeiros, recebendo atenção mundial. Os ataques incluem atear fogo às casas das pessoas, tomada de cidades, massacres e decapitações. Originalmente instilando o terror das sombras nas comunidades rurais, o grupo terrorista agora se apresenta abertamente.

 

Uma Crise Infantil

No geral, a insurgência causou cerca de 3.000 mortes, das quais 1.500 eram civis, e desabrigou quase 800.000 pessoas. Com a chegada e o fim do Dia Internacional da Criança em 1º de junho, pelo menos 2.000 menores estavam sem suas famílias. “O que está acontecendo em Cabo Delgado é uma crise infantil”, disse James Elder do UNICEF. “Existem vários relatos não verificados de meninos recrutados à força para a luta e meninas sequestradas para servir como chamadas de “esposas” de militantes.”

 

Harvesters Ministries Responde

“No Ministério Harvesters, acreditamos de todo o coração que Jesus Cristo é a esperança do mundo, e Ele escolhe trazer essa esperança por meio de Sua Igreja local. Temos mais de 80 igrejas prontas para ajudar e mediar nesta situação terrível ”, disse Thinus, que também lidera os projetos de Resposta à Crise dos Harvesters. Nossa resposta à crise surgiu da necessidade de apoiar os pastores dos Harvesters e seus congregantes em tempos de circunstâncias urgentes e severas. Você pode aprender mais sobre a Resposta à Crise aqui.

“Para piorar as coisas, centenas de pessoas contraíram cólera devido à falta de água potável e à destruição de clínicas médicas”, compartilha Thinus. “As fontes de alimentos tornaram-se cada vez mais escassas e muitos estão à beira da fome.”

“Nós, com a ajuda de nossos parceiros – Crisis Response Network, Mercy Air e Rise Against Hunger – pretendemos ajudar mil famílias desabrigadas com alimentos por um mês”, explica Thinus. “Isso fará uma enorme diferença para essas famílias e esperamos ajudar ainda mais pessoas. Com as vossas generosas doações, pudemos ajudar milhares de famílias durante a devastação do Ciclone Eloise  e confiamos que seremos capazes de ajudar ainda mais pessoas vulneráveis ​​na sequência desta área devastada pela guerra de Cabo Delgado. ”

 

A Igreja deve orar!

Aqui estão alguns pontos para ajudar a concentrar suas orações por seus irmãos e irmãs no norte de Moçambique:

  • Ore pela paz de Deus que excede todo o entendimento para que possa repousar sobre o povo de Cabo Delgado (Filipenses 4: 7).
  • Ore Pela intervenção divina, para que Deus possa pôr fim à insurgência. E para que se possa tirar o bem do que foi feito para o mal (Gênesis 50:20).
  • Por favor, orem pelas crianças que sofrem nesta região por falta do básico, além de serem expostas a lutas e, em alguns casos, serem obrigadas a se juntarem. Além disso, pelas meninas que estão sendo exploradas pelos militantes.
  • Para nossos pastores Harvesters e membros das igrejas. Temos cerca de 80 igrejas nesta área que querem ser as mãos e os pés de Jesus. Ore por resiliência, força e oportunidades para compartilhar o Evangelho na província de maioria islâmica.
  • Ore para que as necessidades básicas sejam atendidas e as pessoas não se contaminem com as doenças que se propagam, incluindo cólera e Covid, ou se curem rapidamente.
  • Ore pelo Projeto de Resposta à Crise dos Harvesters, que visa alimentar mil famílias desabrigadas durante um mês.

“Orem uns pelos outros para que sejam curados” – Tiago 5:16

 

https://www.youtube.com/watch?v=1APiF8Y0Jjg&t=4s

Leave comment       
Your email address remains private.